Criativa e Criação

um pouco mais da nossa história...

A Criativa

Em 2016, a vontade de fazer um diário de viagens para relatar tudo que acontecia durante o meu mestrado me fez mergulhar profundamente no universo da caligrafia moderna, ali nasceu uma paixão incondicional pelas letras.

Oi, meu nome é Luciana Oliveira, mas pode me chamar de Lu!

Sou artista criativa, autodidata e produtora de conteúdo. Uma baiana que mudou para São Paulo em busca dos seus  objetivos e que ama aprender coisas novas, mas mais do que isso, ama a ideia de despertar nas pessoas a possibilidade de se redescobrirem e se reinventarem por meio de habilidades que nem elas sabiam que tinham.

Sim, eu sempre fui uma admiradora da letra alheia e de certa forma a minha história com a caligrafia é bem antiga. Começa lá na adolescência, quando uma amiga muito querida e que tinha uma letra linda, linda mesmo, me deu o material do curso de caligrafia que ela havia feito, um curso por correspondência do Instituto Universal Brasileiro. Sim, se você tem mais de 30 anos deve ter sentido uma total nostalgia, e, se tem menos de 25, é bem provável que não faça a menor ideia do que eu estou falando, mas isso é assunto pra outro momento.

De fato eu jamais imaginei que quase 15 anos depois a Caligrafia voltaria a fazer parte da minha rotina e mudaria completamente a minha vida.

Em 2016, eu decidi fazer um programa de mestrado em Montevideo, no Uruguai, e tive a sacada de registrar tudo em um diário, foi aí que tudo (re)começou.

Ao buscar inspirações no Pinterest, todas as referências estavam repletas de letras bonitas e ilustrações divertidas,  o suficiente para estartar nessa ariana, inquieta e criativa, a vontade de aprender um pouco mais sobre o assunto. Foram meses e mais meses caçando tudo sobre lettering, caligrafia e afins YouTube a dentro. Rezava pro tempo passar rápido enquanto estava no trabalho para chegar em casa e me debruçar nos exercícios. Eu nem notava o tempo passar!

Descobrir que o momentos de prática, além de estimular a minha criatividade, eram capazes de me ajudar a controlar a ansiedade foi uma das coisas mais incríveis daquele novo hábito. E, sem dúvida, esse foi um dos motivos que me fizeram permanecer praticando. Eu, ansiosa e impaciente por natureza, que enjoa de tudo e todos com a maior facilidade, me vi completamente envolvida em algo que me acalmava; que me mostrava o quão paciente e dedicada eu precisava ser se quisesse alcançar os resultados almejados.

Comecei, ainda no meu perfil pessoal, a fazer algumas publicações no Instagram com fotos das minhas artes – se é que já podiam ser chamadas assim – risos, compartilhar algumas páginas do diário e um pouco daquela nova experiência, logo, os primeiros elogios e comentários curiosos sobre o que eu estava aprontando começaram a surgir.

Eis que, depois de quase 5 anos como funcionária pública, com vários problemas de saúde fruto do estresse profissional e completamente frustrada com a minha vida nada criativa, comecei a perceber que poderia transformar meu hobby em algo que me tirasse desse total inconformismo. Aliar a arte à um projeto educacional no qual eu conseguisse dividir algo tão especial com outras pessoas fazia meu coração bater mais forte novamente e ali eu entendi que era chegada a hora de transformar mais vidas!

Lu Oliveira fazendo lettering no iPad

 


 

A Criação


O Caligrafiz nasceu da vontade de compartilhar com o mundo o poder transformador que a arte teve na minha vida, mas a necessidade de agregar ainda mais valor a esse trabalho estava ficando cada vez mais forte.

Inspirar mais pessoas a descobrirem o quão delicioso pode ser esse universo cheio de letras, arte e criatividade era um desejo que só aumentava. E o que inicialmente era pra ser um site conceito e um perfil no Instagram virou blog!

O Caligrafiz – um traço de cada vez, traz uma linguagem simples e descomplicada e é aqui que eu pretendo compartilhar minha jornada, falar sobre inspirações – e frustrações – e ainda transmitir parte do conhecimento adquirido ao longo dos últimos anos, incentivando cada leitxr a encontrar, seu estilo, imprimindo sua personalidade no que faz e deixando sua marca no mundo. Tudo isso por meio de textos e vídeos repletos de dicas, tutoriais e bate-papos sinceros.

Tem também o CaligraFREE, uma biblioteca de recursos gratuitos para auxiliar nas práticas do Lettering e da Caligrafia Moderna. São materiais e ferramentas elaboradas para tornar tudo muito mais prazeroso, tanto para os iniciantes quanto para os mais experientes na área. 

Além disso, assinantes da newsletter têm acesso a conteúdos pensados especialmente para elxs, e ainda  ficam sabendo em primeira mão sobre as novidades, lançamentos, cursos, e materiais exclusivos que vão auxiliar no processo de aprendizagem.

Mas, acima de tudo, esse espaço tem o principal objetivo de despertar o seu senso de criatividade, te mostrar por onde começar, segurar na sua mão durante os primeiros passos e te incentivar a caminhar “sozinhx” quando já estiver se sentindo segurx.

Vamos juntxs, um traço de cada vez!