6 MEGA importantes lições sobre Hand Lettering

Tudo que você precisa saber para não se frustrar durante seu processo criativo e evolutivo no Hand Lettering!

Posted on 4 min lidos 924 visualizações

Aprender hand lettering é um desafio tão grande quanto aprender qualquer nova habilidade e certamente você deve ter algumas crenças que fazem, ou fizeram em algum momento, você se questionar se isso realmente é pra você.

Você precisa ser um expert em design; ter letra bonita; ser muito criativo ou nascer com esse “dom”, são algumas das coisas que eu já ouvi por aí. Tudo bullshit! Na real, essas são algumas das desculpas que as pessoas utilizam para mascarar o seu real nível de interesse.

É claro que pra alguém com qualquer um dos fatores citados o processo pode ser um pouco mais fácil, afinal já existe uma certa predisposição, mas não quer dizer que eles sejam determinantes. Para aprender hand lettering ou caligrafia é muito mais importante que você tenha força de vontade e comprometimento, porque todo o resto será consequência da combinação de estudo, dedicação e muuuuito treino.

Além disso é importante ter em mente que a velocidade do seu progresso vai depender do quão comprometido com o processo você estará desde o início e que alguns pontos que talvez hoje você não considere importantes podem ser os responsáveis pela sua evolução.

Pensando nisso eu listei 6 das principais lições que todo iniciante precisa ter em mente.

 

1) Lettering e Caligrafia são coisas diferentes!

E se esse ainda é um assunto confuso pra você, eu fiz um post bem objetivo falando sobre cada um deles, mas é importante que você entenda que independentemente da sua preferência,  estará aprendendo uma nova habilidade, no lettering o foco será o desenho, a ilustração das palavras e na caligrafia a atenção está voltada para a escrita baseada em formas e ferramentas específicas.

2) Não importa se a sua letra é bonita ou não!

Ter letra bonita ou feia não faz nenhuma diferença pelo mesmo motivo do item anterior, o lettering está relacionado à ilustração, logo, você precisará ter muito mais predisposição pra aprender a desenhar as letras do que para escrevê-las. Ou seja, a forma como você escreve não terá influência a menos que seja proposital, como no caso do Script Lettering.

3) Teoria é importante!

Se lettering é basicamente a ilustração de letras, logo, estudar as formas básicas e entender sobre como elas são construídas é um passo muito importante para o seu desenvolvimento. Isso será imprescindível para você se sentir mais confiante na hora de criar! Gradativamente você vai deixando de reproduzir letras criadas por outras pessoas e começando a desenvolver seu próprio estilo por entender teoricamente como elas são desenhadas.

ipad sobre sofá aconchegante com lettering digital escrito teoria e muito importante

4) Respeite o processo e valorize o progresso!

Esqueça essa busca pelo lettering perfeito, o foco inicial precisa ser na evolução. Comece pelo mais fácil, e pelo começo, isso pode parecer óbvio, mas algumas pessoas não vão por esse caminho e acabam se frustrando muito rápido.

5) Pratique todos os dias!

Mesmo que por poucos minutos, a prática diária é fundamental para sua evolução e da sua memória muscular, é a consistência que te levará à excelência. É como falar outro idioma, se você não pratica vai enferrujando!

A habilidade para reconhecer características da forma tipográfica pode melhorar com a prática. Quanto mais você estudar exemplos de lettering, maior será sua capacidade de julgar uma obra tipográfica. Com o tempo seu olhar tipográfico se tornará mais preciso e você será capaz de reconhecer até as mais sutis variações nas letras.                        – Martina Flor

 

6 licoes importantes sobre hand lettering6) Beba de outras fontes!

Busque inspirações em outras áreas e tenha sempre mais de uma referência. Quando a gente gosta muito de um artista tende a ser muito influenciado por ele e é interessante que você amplie suas fontes de inspiração como forma, inclusive, de desenvolver seu estilo próprio. Além disso, ampliar seu olhar para outros campos, estudar áreas afins (design, tipografia, artes plásticas) e estar aberto a experienciar novas técnicas e materiais podem te ajudar a evitar inclusive um momento de bloqueio criativo.

Depois eu ão só espero que muitas coisa tenham ficado mais claras, como que você deixe de lado a insegurança e pare de dar ouvido às bobagens que falam por aí. A única coisa que pode te impedir de chegar onde você quer é a sua falta de confiança.

Agora me conta aqui nos comentários se alguma dessas coisas que eu listei aí em cima te surpreendeu!

Um xêro,
signature

O que você achou?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a comentar

Fique por dentro de tudo o que acontece e ainda receba conteúdos exclusivos!

Previous
Mauve | Planner de Março
6 MEGA importantes lições sobre Hand Lettering6 MEGA importantes lições sobre Hand Lettering